Sobre família.

Essa coisa de família é muito chata, isso é fato, e é universal.

Todo mundo tem tios e tias que vivem para dar conselhos sobre a sua vida, se meterem nos seus problemas e acharem que tem o direito de nos manipular e transformar no que cada um deles espera de nós. 

Os primos, ou são pequenos e dispensáveis demais para nossa vida adulta, ou velhos e entediantes demais para a nossa juventude. As vezes, são "porralouca" demais para nossa sanidade, ou simplesmente não  nos conquistam e não são conquistados de nenhuma maneira.

Os avós sempre cobram posturas, costumes, responsabilidade. Esperam, ou acreditam realmente que somos alguém que não somos... e os pais depositam expectativas que não fazemos idéia de como corresponder, ou se queremos corresponder na verdade.

Os irmãos, ou estão demasiado longe (seja em idade, em distância) para se envolverem, ou demasiado perto para se aturar.

Fora isso, sempre têm brigas paralelas que quase por obrigação devem ser refletidas em nós, como se fossem nossas: É a mãe que briga com a tia, a avó que briga com o pai, a tia que briga com  o avô, enfim, o de praxe. E eu nem mencionei os agregados... 

Tem ainda, aquele(s) parente(s) que é mais inteligente, mais bem sucedido, mais rico, mais bonito, e que sempre será comparado conosco. 

É, família é chata mesmo!
Família estica, puxa, sufoca, aperta, invade, cobra, briga, afasta, finge, remenda, agrega, parece até desnecessária as vezes... 

Mas quer saber?

É ela que suporta nossos erros e convive com eles. 
Que apoia a gente contra o mundo, mesmo quando dentro dela há algum desentendimento. 
Que dá carinho, atenção, dedicação, amor, parceria, força.
(Até quando se faz isso por vias tortas, esquisitas, peculiares.)

É a família que sustenta nossa vida, e que se propõe a guiar nosso caminho para o bem (quase sempre). 
Que briga, xinga, ironiza, critica, mas que defende de tudo e de todos se for necessário. 
Que dá abrigo, apoio nas crises, e que apesar de...nasce conosco, e morre conosco em toda e qualquer circunstância. 

É por causa da família que a gente tem certeza que não está sozinho nesse mundo!

E por falar em mundo... definitivamente não há como se ter a melhor família e mais perfeita do mundo, mas com certeza a melhor família que o nosso mundo particular precisa, é a que nós temos.



Ame a sua, incondicionalmente.


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Nosso visto K1,

Beijar a flor e provar o fel... ou o mel.

Dois mil e OUSE.