Consideração
Passei a vida inteira buscando as respostas para os meus anseios e depois de todos esses anos ainda não as encontrei, mas sei que elas tem nome: Consideração.
"s.f. Exame atento, reflexão: isto merece consideração.
Respeito, estima, valimento, importância que se dá a alguém.
S.f.pl. Razões, arrazoado, exposição fundamentada.
Levar em consideração, levar em conta, dar importância."
Aquilo que eu cobro do parceiro com todo o meu discurso sobre monogamia e fidelidade. Que eu espero daqueles aos quais eu estendi a mão, ofereci ajuda - mesmo que só por educação. O que eu busco nas pessoas que me relaciono, por tudo que ofereço de peito aberto a elas. O que de um jeito muito torto eu imploro em crises de ciúmes, em exagero de fases - sejam tristes ou felizes, na intensidade que realizo minhas conquistas, minhas fraquezas, que eu levo a vida... Nas minhas atitudes, por mim!
É consideração o que eu tento conquistar por ser de verdade, por pelo menos me esforçar para ser o melhor que posso ser para aqueles que realmente merecem que eu seja. Aliás, é a mesma consideração que dedico aos amigos, a família, as pessoas que estimo, aquela demonstrada em presença, em lembranças, afeto e até mesmo em brigas necessárias...
A consideração de não desconsiderar, simplesmente. De não ser indiferente as necessidades deles, não debochar daquilo que realmente acreditam (pelo menos quando estão falando sério), tentar ao máximo não atacá-los (mesmo nas muitas vezes que eles me torram a paciência) e principalmente, pensar em todos quando faço minhas escolhas, sejam elas quais forem.
Consideração não é sobre fazer as coisas esperando algo em troca, embora tenha um bocado de gratidão e reconhecimento envolvidos. Consideração tem muito com o que as pessoas fazem daquilo que se faz por elas... No fim, é mais sobre nós mesmos que sobre os outros, pois, ainda que não seja uma cobrança, é uma necessidade particular e intransferível...
De todo modo, não é feio ou egoísta querer ser considerado, desde que não se peça muito mais do que possa oferecer, o que quer dizer, ser aquilo que se exige, afinal, tudo que todo mundo realmente espera - de um modo ou de outro - é reciprocidade (!) pela consideração que oferece/dedica.
p.s: Se essa reciprocidade inexiste, que tenhamos a decência de sermos 'recíprocos' a nós mesmos, ao que acreditamos e ao que merecemos - principalmente ao que merecemos!
Comentários
Postar um comentário