Manual de sobre(VIVER)cia.




Apodere-se dá sua vida.

Tome rédeas do seu destino como se não acreditasse em planejamentos e modelos escritos previamente. Perceba que você tem um poder ilimitado de transformação para molda-lo como preferir e fazer dele o melhor possível.

Acorde de manhã e estabeleça suas prioridades, concretize idéias, seja dono absoluto de suas decisões sem se deixar influenciar por gente que sabe muito menos da sua vida do que possa supor.

Saia de casa sabendo que a todo momento será bombardeado de informações e opiniões diversas/divergentes, mas que cabe apenas a si próprio escolher com quais concorda, quais vai aderir, e principalmente qual será a melhor maneira de discordar daquelas que não são boas e para o seu bem.

Mantenha relações de modo que estas sejam singulares, proveitosas e autenticas. E que antes de tudo representem algo que transborda de você e que contagia aos outros... Ao invés de serem doações gratuitas e despropositadas de sentimentos que não lhe serve de nada, ou que você é tão merecedor quanto todo mundo mas se recusa a depositar em si próprio. 

Não seja falso, não seja hipócrita ou covarde. Não deixe que desmereçam suas conquistas, ou que estabeleçam rigorosamente definições sobre você e sobre suas coisas... mude! 

Encare as mudanças de cabeça erguida e braços abertos, elas podem ser sua melhor oportunidade para o futuro embora momentaneamente não aparentem. Aceite os problemas por que são eles que te fazem crescer, aprender e desenvolver.

Seja grato aos que te ajudam e fazem diferença na sua vida. A maior qualidade que alguém pode ter é a gratidão! Só ela enobrece o caráter que naturalmente já é nobre, trás leveza a vida e a alma. (Além de que  se existe paraíso, com certeza 'ser grato' é um dos quesitos que te levarão para ele no final dos tempos.)

Respeite os dignos do seu respeito, mesmo que eles pareçam imaturos demais como as crianças, primitivos demais como os animais, ou descartáveis demais como os idosos... Lembre-se que de uma forma ou de outra, você é, foi, ou será como eles, e que vai gostar de ser tratado com todo o amor e consideração que se acha merecedor.

Por falar em merecimento... mereça! Faça valer por seu emprego, ainda que não seja o mais bem pago. Faça valer por sua família e seus amigos, ainda que não sejam os mais perfeitos. Faça valer sua casa, seu dinheiro, sua honra e dignidade, ainda que eles não estejam nem perto de ser o que você deseja deles...

Tudo que temos agora não apenas é o melhor para nós, como pode ser só o começo de algo maravilhoso que nos espera se cultivarmos as sementes certas e fizermos brotar os melhores frutos que nos for possível.

Na vida tudo é questão de ponto de vista e de uma relatividade tão infinita que só os poucos e bons sabem aproveitar e usar para o bem, para o melhor... Se você não faz parte destes poucos e bons, aconselho que desista até de textos de 'auto-ajuda' como este, por que de nada adianta te dizer verdades absolutas, se sua alma pequena prefere se apegar a mentiras superficiais e a miudezas.

Mas se você pretende (ou já..) faz tudo que indiquei aqui... eu não te aconselho nada, por que o melhor você já descobriu... como se vive!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nosso visto K1,

Beijar a flor e provar o fel... ou o mel.

Dois mil e OUSE.