Expressão
Reparando bem, já me surgem rugas discretas em cantos estratégicos.
Tenho sinais de uma 'velhice' que não me pertence, como se me pesassem anos que não possuo e tempos que não passaram por mim ainda.
Os cantos da boca estão marcados, e dos olhos também.
Alguns sulcos na testa, e sobras de pele na região inferior do rosto. Tenho cabelos embranquecendo e manchinhas que se espalham tal como uma epidemia por toda a extensão da minha pele.
Meus dentes e unhas já não são tão fortes quanto eram outrora, e minha saúde nem de longe é das melhores... Mas o curioso, é que por mais que essas coisas não sejam bem vindas na maioria das vezes, eu acabo por aceita-las de bom grado sempre que resolvem vir.
Por que se meus olhos tem marcas, são por todos esses anos traduzindo de maneira única, o conteúdo de uma alma que quase se excede do corpo - quiçá num espaço tão miúdo como o olhar. E se minha boca tem rugosidades, é devido a movimentos intensos entre risos e choros, que deram significados a sentimentos como quase nada soube significar.
Se minha pele tem sulcos ou está flácida, rígida, enfim... é por estar constantemente em movimentos que auxiliam a boca e os olhos a moldarem minha essência. Ou por fazer o trabalho deles quando estão camuflados e sufocados por qualquer motivo.
Se meus cabelos embranquecem, estão sinalizando que não passei pela vida a toa, mas que pensei, me estressei, vivi plenamente o bem e o mal que me é de direito. E se meus dentes, unhas, saúde e afins não são os melhores - ao menos não como antigamente - é por que os usei, desfrutei deles, e ainda que inconsequentemente, gastei-os vivendo e sobrevivendo como gente, e não como porcelana.
Aceito de bom grado tudo isso, por me fazer perceber que o tempo, as coisas e as pessoas passam, mas que estou sempre em construção, crescimento, desenvolvimento, mudança... vida! E que isso se deve a uma história de marcas que ficam, traduzem, orientam e não me deixam esquecer que posso ser uma Jovem velha com minha rugas, ou uma Velha jovem com minhas espinhas - é só questão do estado de espírito, do que realmente vale a pena e do movimento de tudo.
Comentários
Postar um comentário