Eu costumava falar muito mal do Brasil...

Ate eu sair dele.





    Falava que o Brasil era um pais cheio de corrupcao, injustica, pobreza, poluicao. Clima dificil. Pessoas mais dificeis ainda. Analfabetismo. Crimes. Violencia. E tantos outros defeitos que nao sao fanstasiosos, mas que talvez naos sejam tao gritantes quanto nos, brasileiros, costumamos grita-los.
  Eu falava mal do Brasil porque eu nunca tinha saido dele. Falava mal porque nunca tinha ouvido as historias de outros paises, as realidades tao ruins ou piores do que a que a gente acredita viver.
    Falava mal do Brasil, porque nao fazia ideia de que na Tailandia, por exemplo, quando voce é jovem, voce nao pode sequer mencionar a palavra sexo. Literalmente. E que a unica educacao sexual que voce recebe é atraves de amigos da sua idade que tiveram pouca ou nenhuma instrucao como voce. Perguntar isso para um adulto esta fora de cogitacao. Desrespeitoso. Inaceitavel.
    Falava mal do Brasil porque nunca desconfiei que na Bielorussia, o sistema de voto é tao antiquado e tendencioso que mesmo voce fazendo parte da comissao que conta votos, voce nao tem poder de questionar, correndo o risco de ser morto. Correndo o risco de matarem sua familia. Inclusive, urna eletronica, o que é isso?
      Falava mal do Brasil porque nunca fui ao Vietnam para entender que existe gente la, ainda hoje, lutando contra uma contaminacao que foi provocada em uma guerra a quase 50 anos atras. E que a magreza da sua populacao nao tem nada a ver com a moda fit.
      Falava mal do Brasil porque jamais conversei com ninguem que vivia na Venezuela e nunca me interessei de saber, por exemplo, que a Venezuela hoje esta vivendo uma situacao tao dificil e miseravel, que familias passam madrugadas em filas para poder conseguir comida e que essa comida simplesmente "desaparece", nao rendendo nem para metade dessas familias. A mesma Venezuela que teve o sistema de educacao completamente modificado e onde as escolas agora ensinam "Hugo Chaves" ao inves de historia. Um pais que esta completamente rendido a um presidente insano e a um sistema que se nomeia democracia, mas nao passa de ditadura.
     Falava mal do Brasil porque nunca na minha vida tinha sequer conhecido um muculmano para saber que eles sao presos nas suas tradicoes extremistas ate quando nao concordam com elas e estao fora do pais deles. Que uma mulher, por exemplo, mesmo nao estando mais no seu pais, ainda tem que obedecer ordens do marido e da familia dele. Nao por respeito, por subserviencia. (Pode imaginar viver uma vida em que, alem de seus pais, avos e conjuges, seus sogros e ate cunhados tem voz ativa sobre todos os aspectos da sua vida??)
     Eu falava mal do Brasil porque eu nao sabia que no pais do des-pa-ci-to, Porto Rico, o passito tem que ser rapido para nao ser sequestrado e a resiliencia tem que ser grande para nao morrer (ou enlouquecer) com as devastacoes causadas por fenomenos naturais. Alem da completa falta de recursos para se reerguer depois de cada uma delas.
   Eu falava mal do Brasil por que eu nunca tinha escutado um Espanhol falando as barbaridades que ele pensa sobre homossexualidade, sobre transsexualidade e sobre muitos outros temas que nos temos chance de conversar e aceitar no nosso pais (ainda que existam homofobicos e preconceituosos) ja de maneira muito mais aberta e antural. (Nesse caso especifico, me senti vivendo decadas de retrocesso).
  Eu falava mal do Brasil e vim morar nos Estados Unidos. O pais perfeito, o pais imaculado. O pais que tem incontaveis qualidade sim, mas que as pessoas vivem com medo de terrorismo. Um pais que, descobri a pouco, voce é obrigado a ter provas sobre a biblia em algumas faculdade, ate mesmo ser voce nao for de uma religiao que acredita na biblia (wtf?). O pais de uma burocracia tao ou mais densa que o nosso, e que infelizmente ainda tem uma racismo tao gritante que faria nossos casos de racismo no Brasil parecerem fabulas de ninar.
    Eu falava mal do Brasil, porque nos, brasileiros, temos essa mania de achar que o pior esta no nosso pais, mesmo em casos como o meu, que a gente nao tem nocao de nada do mundao alem das nossas fronteiras. Falava mal do Brasil porque acreditava que o "privilegio" da corrupcao era nosso. (risos) O mesmo para a violencia. A probreza (mais risos ainda, de pena e de desespero). O preconceito. A desigualdade...

  Eu falava mal do Brasil. Hoje eu falo:

Mas porque voces nao vao as ruas protestar? NO BRASIL A GENTE FAZ isso!
Porque voce aceita essas pessoas mandando em voce? NO BRASIL A GENTE TEM LEIS para isso!
Porque voce nao sai do pais se ele esta tao ruim e nao tem jeito de mudar? NO BRASIL A GENTE E LIVRE pra ir e vir!
Porque voce/seu pais nao aceita os gays? Nao entende os trans? NO BRASIL A GENTE ACEITA E RESPEITA!
...NO BRASIL NAO TEM ESSES DESASTRES NATURAIS!
...NO BRASIL NAO TEM GUERRA!
...NO BRASIL NAO TEM TERRORISMO!
O BRASIL E LINDO!
O BRASIL E DIVERSO!
O BRASIL E LIVRE!
O BRASIL E UM GIGANTE!!!

Eu falava mal do Brasil e para nao perder o costume, hoje eu falo mal de quem fala mal do Brasil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Beijar a flor e provar o fel... ou o mel.

InsanTidade.

Parábola do feijão.