Quanto tempo dura o luto?

   Essa semana assisti uma entrevista em que uma comediante muito conhecida explica que mesmo em profunda dor pela perda de um ente querido, ela se pegou fazendo piadas durante o velorio.
"Todo mundo me olhava com cara feia", explicou ela.
   Alguns anos atras, morreu uma parente muito proxima de uma amiga minha. Ela sofreu muito nos primeiros dias e quando se sentiu a vontade, entrou num periodo de ir para festas, muitas festas, o tempo todo.
" Nem parece que perdeu alguem que amava tanto a tao pouco tempo", ouvi dizerem.
   Minha cachorrinha Suzy morreu e meu luto comecou antes mesmo que ela partisse, no seu periodo de doenca. Arrisco dizer que durou uns bons anos depois que ela definitivamente se foi.
"Tudo isso so por causa de uma cachorra?", muita gente questionou.
  Quando minha madrinha morreu, por sua vez, eu nao tinha nem 10 anos de idade e embora mais de 20 anos tenham se passado, choro e sofro a dor da morte dela ate hoje.
   Minha Bisa morreu, eu ja estava maiorzinha. Eramos relativamente proximas. Tive meu luto por alguns meses e segui em frente. Lembro especificamente da familia abismada porque uma das filhas delas optou por nao estar la chorando no caixao, como se isso fosse sinal de ausencia de luto.
  E hoje recebi a noticia que um amigo da familia faleceu a alguns dias atras e embora tenha sido uma pessoa bastante aleatoria a me dar tal noticia, nao consegui conter minhas lagrimas. O cuiroso é que senti essa perda muito mais que eu mesma achei que sentiria e isso me deixou o dia inteiro meio para baixo. Inclusive, essa foi a segunda noticia de morte que tivemos so esse ano e ambos os falecidos tinham o mesmo nivel de aproximacao da gente, mas por algum motivo, senti mais fortemente esse segundo luto.

   Hoje a noite, contudo, me peguei dando alguns sorrisos e dai me veio essa questao/julgamento tao comum: Estou rindo? Meu luto durou so algumas horas? Ja acabou?

Percebi que nao, meu luto nao acabou.
Nao, o luto da comediante ou da minha amiga nao haviam acabado tampouco.
Nao, o luto nao se mede e nao se apresenta de maneira identica em todo mundo, mas acima de tudo, luto nao tem regra.

O luto, assim como o amor, acomete todos e de todas as idades, se manifestando das mais varidadas intensidades e maneiras.

A pessoa que chora e se desespera, esta de luto.
 A pessoa que chora silenciosamente, ou que se cala, tambem esta de luto.
Aqueles que nao se manifestam, estao de luto.
E ate mesmo aqueles que de uma maneira muito contraditoria sorriem, viajam, fazem piadas, ou festejam, estao tanto ou ate mais de luto que todos os exemplos anteriores.
Luto o que tem de subjetivo, tem de real. E luto doi.
Luto rasga a gente por dentro - quer a gente grite, chore e se debata, ou quer a gente agonize sem conseguir se expressar como quem consumiu um veneno - e o unico antidoto que pode cura-lo e o amor e o bem-querer que temos/tivemos em vida e que se perpetuam na eternidade da alma mesmo depois de o corpo nao mais existir.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Beijar a flor e provar o fel... ou o mel.

InsanTidade.

Parábola do feijão.