Nosso visto K1 - parte 2.

   Chegado o dia da entrevista, tendo em mão a documentação citada anteriormente, dirija-se ao consulado do RJ, localizado no centro da cidade, na data e horário marcado POR ELES (chegue com antecedência, ou melhor, saia para lá bem antes do horário marcado, pois o trânsito do Rio é imprevisível). Ao chegar, possivelmente, você vai ver uma fila de pessoas para visto, essa fila não é a fila para o visto de noiva, pergunte ao funcionário na calçada qual fila você deve pegar e fique lá. Um funcionário interno (hoje, 03.02.15, ele estava com uma bata vermelha)irá se dirigir a você próximo ao horário marcado e vai te dar o formulário de endereços para preencher e te levar para dentro.
  Uma vez lá dentro, ele vai te dar a lista para organizar os formulários (citada no post anterior) e quando tudo estiver ok, você entrega para ele conferir. Conferidos os documentos, você será encaminhado para a coleta das digitais no caixa e para pegar o boleto de pagamento da taxa do consulado e outro para o correio, como esse caixa é no segundo andar, você terá que descer ao primeiro andar e efetuar o pagamento.
   Efetuados os pagamentos, volta ao segundo andar e o funcionário te posiciona na sequência para ser entrevistado. E ai acontece A entrevista (buuuuu!).

     Olha, eu não sei se dei sorte, mas o rapaz que me entrevistou, um rapaz oriental chamado Alfred, foi muito simpático, educado e de maneira nenhuma parecia aqueles interrogatórios de filme policial. Primeiro porque a sala da entrevista mais parece um caixa - tem o funcionario atrás do vidro, você fica de pé em frente a ele e ele te faz algumas perguntas (no meu caso, quase nenhuma), lá mesmo ele te dá o resultado. A minha entrevista aconteceu da seguinte maneira:

- Senhora fulana de tal, pode entrar e por favor feche a porta.
- Bom dia, você me confirma seu nome completo por favor, coloca as digitais ai e nós começamos pelo juramento. Mão esquerda levantada: Juro falar e verdade, somente a verdade, nada mais que a verdade.
- Qual o nome completo do seu noivo?
- Como você se conheceram?
- Como aconteceu o noivado de vocês? Me conte em detalhes.
- Você já foi lá? Quantas vezes?
- Ok, se tudo estiver certo com o resultado dos exames (os meus exames foram feitos no dia anterior, então não tinham chegado ainda), você foi aprovada. Seu passaporte será entregue na sua casa numa média de 15 dias.

E tcharaaaam! Foi isso. 

Sabe aquela pasta cheias de comprovantes de união, documentos autenticados do meu noivo, etc? Nem usei! Exceto para tirar os formulários, eu nem toquei na minha pasta, dei sorte talvez (acho que o fato de ter ido lá várias vezes, ter vários carimbos de idas e vindas no passaporte, ajudou a comprovar o vínculo), contudo, repito, MELHOR SOBRAR DO QUE FALTAR, então, de todo modo, estejam prevenidos. E tem mais, das 6 meninas que foram para o visto hoje no mesmo horário que eu, apenas uma estava com o noivo (era outra preocupação que todas nós tinhamos), e só uma foi "reprovada", pelo o que pude entender, tinha algo a ver com a documentação da dependente que ela ia levar, então na verdade ela nem chegou a passar do primeiro caixa, portanto, RELAXEM pessoal... na prática é bem menos tenso que dizem as milhares de teorias e, considerando TOOOODA a dcumentação pré-entrevista, a entrevista em si e a parte mais simples do processo inteiro.

Boa sorte e que o AMOR continue vencendo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Beijar a flor e provar o fel... ou o mel.

InsanTidade.

Parábola do feijão.