Nosso visto K1,

Acabou finalmente!

    Quase um ano de: trás daqui, preenche dali, faz acolá. Vai, volta, passa para outro lugar, vem de novo, retorna pro começo. Refaz, providencia, consegue, tenta, faz mais - e não deixa para depois por que tem sempre muito mais. 
   Depois de meses garantindo que o "melhor é sobrar do que faltar", se pegando a cada mínimo detalhe, repassando cada passo, garantindo que nada saia do lugar... hoje, até que enfim, escutei (escutamos!) a tão esperada frase: "seu visto for aprovado!" e é INDESCRITÍVEL a sensação de alívio, alegria, de dever comprido e cumprido! Mas principalmente, a certeza que de agora vai, que estamos aptos, aprovados e abençoados para seguir com o nosso amor, que as maiores autoridades  (além das divinas, claro) acreditam e sabem da verdade e merecimento do nosso elo e que podemos concretizá-lo com o "apoio do mundo". Enfim, benção grande, conquista desejada e muito bem-vinda - agora, nada mais justo que ajudar com a experiência vivida até aqui, aquelas(e) que estão passando por esse estresse burocrático que é o processo para casar com cidadão americano.

  Dentre tanta coisa que pode ser citada, destaco aqui o dia da entrevista especificamente e os documentos que é bom providenciar antes e para ela (considerando o processo para noivos sem dependentes e sem casamentos anteriores).

OBS:  A entrevista de K1 no Brasil SÓ é realizada no consulado do RJ, são necessários exames que SÓ são realizados por médicos filiados ao consulado (lista dos médicos e contatos fornecidos no site da embaixada, não atendem por plano de saúde) e existe uma lista de vacinas que TÊM que ser tomadas para ser feita a carteira de vacinação americana (a lista de vacinas é fornecida pelo médico.)

Procedimentos e dicas para a entrevista:

 1° Providencie e mantenha os formulários na sequência pedida pelo consulado (na data de hoje 03.02.15 foi essa, a do site da embaixada está obsoleta): 
- Formulário de informações de contato no RJ (Eles entregam esse formulário no próprio consulado quando você entra para entrevista, Pede nome, telefone, endereço e email - seu, do cônjuge e de onde você está hospedado no RJ)
 - 2 fotografia de frente (5x5 ou 5x7)
- Passaporte.
- DS 230 parte 1.
- Carta de confirmação do CEAC (DS-160)
- Declaração juramentada.
- Certidão de nascimento e cópia.
- Atestado de bons antecedentes e cópia (da Sec. de segurança e da Polícia Federal)
- Exame médico.
- Suporte financeiro (trazer do conjuge americano): Formulário I-134, último imposto de renda, prova de emprego atual e prova de cidadania americana.

2° Faça os exames exigidos PELO MENOS no dia anterior a entrevista (eles são encaminhados direto ao consulado e demoram aproximadamente cinco dias úteis para chegar, mas sua entrevista pode ser realizada mesmo sem os resultados terem chegado, contudo, os exames tem que ter sido feitos). São eles: Exame físico (pressão, temperatura, sintomas, questionário de patologias), ginecológico externo (pode ser uma declaração da sua médica pessoal, assinada e carimbada por ela), exame de sangue e raio x. TODOS ELES SÃO FEITOS PELO MÉDICO/LABORATÓRIOS filiados ao consulado, você precisa da requisição do médico para fazer os exames. E atualize sua carteira de vacinação de acordo com alista solicitada pelo médico.

3° Leve MUITO MAIS dinheiro do que as taxas fornecidas no site, algumas foram reajustadas (como a do médico), outras variam de acordo com a região (como a do correio). Aconselho o dobro, pelo menos. Fora gastos extras como transporte e hospedagem por exemplo.

4° COMPROVANTES DE UNIÃO: TUDO!
- Passagens.
- Fotos .
- Conversas, depoimentos, eventos de facebook, skype, redes sociais - impressos.
- Se tiver lista telefônica registrando as ligações entre vocês, também servem.
- Cartas de pessoas que convivem com o casal (sem ser da família), com a cópia da identidade da pessoa, uma foto de vocês com ela(e) e a assinatura - Isso é uma DICA que estou repassando.


Comentários

  1. Olá! Será que você poderia me tirar uma dúvida, por favor? Essa declaração juramentada, ela precisa passar por cartório ou basta assinar e tudo certo? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde L. Nao sei se ainda vai ajudar (voce perguntou em 2015 haha), mas tem que passar pelo cartorio sim. Tudo que voce levar par ao consulado tem que ser extremamente "oficial", entao mesmo que eles nao pecam, melhor prevenir. ;)

      Excluir
  2. Olá,da minha ginecologista preciso apenas do laudo ginecologico externo ? E nos exames está incluido prevenção ou nao?
    sao so esses mesmoque voce listou:físico,ginecologico externo,sangue e raio x?
    agradeço demais pela atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Dany, boa tarde. Da sua ginecologista voce vai precisar do exame externo (quando eu fui eu levei tambem o interno, mas nao usei, de todo modo "melhor sobrar do que faltar"), ela vai fazer o exame em voce e escrever uma declaracao (no papel da clinica dela, assinado a mao por ela e carimbado com o nome e numero dela no crm). Os demais exames sao feitos no rio de Janeiro e so podem ser feitos com o laboratorio e medicos filiados ao consulado (voce deve marcar antes, no site do consulado tem a lista de medicos), nao atendem por plano de saude e... prepare o bolso! :x Quanto as vacinas, voce deve topmar todas que eles pedem (a lista tambem esta disponivel no site) e levar sua carteira de vacinacao preenchida para a medica do consulado que vai te atender, portanto, se organize para isso pelo menos um mes antes. Espero ter ajudado, qualquer coisa estamos por aqui. ;)

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Beijar a flor e provar o fel... ou o mel.

InsanTidade.

Parábola do feijão.