Mas você é psicóloga!

Que me ensine como ser surda o estudante ou profissional da psicologia que nunca ouviu essa frase.

Eu por exemplo, perco as contas das vezes que me dizem isso por dia e tenho certeza que qualquer aspirante a psicólogo - até mesmo os que não ingressaram no curso ainda, já tiveram de aturar as ironias de gente que acha que psicólogo não é gente.

Significa que a vida inteira você é criado como ser humano comum, com seus hábitos, rotinas, personalidade, convicções, num ambiente padrão e ai, "de repente" se torna uma projeção de paciência, sapiência e compreensão ilimitadas? Devagar com o andor gente.

Psicólogo tem medo de barata, de escuro, de palhaço e de errar. Tem anseios, remorsos, arrependimentos, expectativas.Chora, sofre, cai na gargalhada, se frusta, se surpreende consigo mesmo. Se irrita (é, muito, de verdade), se revolta, se angustia. Tem seus traumas, suas fobias e até suas síndromes (Ora, vejam só). Se reserva, se expõe, vai a festas, se sente sozinho, se sente mal, se sente bem. Tem seus dias ruins, fases péssimas e problemas como todo mundo.

Psicólogo faz terapia! Sim, claro que faz. 
Ele também precisa falar, expor, trabalhar certas questões. Ele precisa ficar bem para que, estando bem, ajude os outros a estar também. Ele PRECISA tanto ou mais de coisas e pessoas, como qualquer um.

E o que dizer dos ideais de enclausuramento por que psicólogo não pode se expor? Essa teoria babaca de que se um psicólogo for visto em público - numa festa, namorando, ou fazendo qualquer outra atividade HUMANA, torna-se automaticamente um profissional incompetente? Inapto? Balela.

Psicólogo é gente sim! 
E é justamente por ser tão humano que ele pode compreender questões humanas, que ele pode compartilhar e aprimorar experiências em prol dos outros. A única diferença talvez, seja esse excesso de humanidade que motiva-o ao apoio, a escuta, a disponibilidade, a compreensão, a dedicação e a tudo que estiver ao seu alcance para ajudar quem se dispõe a ser ajudado; pautado em algumas teorias e confirmado em práticas específicas.



 - Você está dizendo que psicólogo é só uma pessoa como outra qualquer, só que com graduação para ser isso?

Bom, é isso que você acha? Que tal me contar um pouco mais sobre a sua opinião? Vem conversar comigo que eu te proponho a REAL diferença.

Humildemente, sua futura psicóloga.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Beijar a flor e provar o fel... ou o mel.

InsanTidade.

Parábola do feijão.