Príncipe - estrela - madrinha.


Quase todo mundo ama o Pequeno Príncipe, até os que não são fans do principezinho, sabem pelo menos de quem se trata e eu, hoje, depois de muitos anos sem contato, resolvi ir reencontrá-lo, chegando novamente ao capítulo que (para mim) vai muito além do"ser eternamente responsável por aquilo que cativas"... O capitulo que me trava a leitura por que me dói na alma com uma dor muito cheia de propriedade, ao tempo em que me trás a beleza da particularidade que realmente me conecta ao personagem: A estrela! Especificamente, a MINHA estrela, madrinha, minha Bibinha.

"- O que é importante, a gente não vê [...] Se tu amas uma flor que se acha numa estrela, é doce, de noite, olhar o céu. Todas as estrelas estão floridas. [...] Onde eu moro é muito pequeno, para que eu possa te mostrar onde se encontra a minha estrela. É melhor assim. Minha estrela será então qualquer das estrelas. Gostarás de olhar todas elas ... Serão, todas tuas amigas [...] Quando olhares o céu de noite, porque habitarei uma estrela, porque numa delas estarei rindo, então será como se todas as estrelas te rissem ! E tu terás estrelas que sabem rir!
[...]
E,ele me tomou pela mão. Mas afligiu-se ainda:
- Fizeste mal. Tu sofrerás. Eu parecerei morto e não será verdade...
Eu me calava.
- Tu compreendes. É longe demais. Eu não posso carregar esse corpo. É muito pesado.
Eu me calava.
- Mas será como uma velha casca abandonada. Uma casca de árvore não é triste...
Eu me calava.
Perdeu um pouco da coragem, Mas fez ainda um esforço:
- Será bonito, sabes? Eu também olharei as estrelas.
Eu me calava.
- Será tão divertido ! Tu terás quinhentos milhões de guizos em estrelas que te sorriem, eu terei quinhentos
milhões de estrelas* ...
E ele se calou também, porque estava chorando...
- É aqui. Deixa-me dar um passo sozinho."



Eu sei muito bem como é quando as pessoas que a gente mais ama na vida simplesmente se vão porque "ela virou uma estrela e estará sempre olhando por você" e isso me traz lágrimas aos olhos. De todo modo, indico muito a leitura... As vezes, lágrimas e estrelas podem ser muito mais valiosas, verdadeiras e bonitas que clichês literários e alegrias superficiais... Vale a pena tentar descobrir com o principezinho o que diferencia essas coisas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Beijar a flor e provar o fel... ou o mel.

InsanTidade.

Parábola do feijão.