Consciência

Poucos dias atras a cachorrinha de uma colega se perdeu. Como de costume para casos assim, sai divulgando as informações nas redes socias e procurando pelo meu bairro. Falei com vizinhos e conhecidos, mostrei a foto dela, etc.
Ja havia se passado um noite inteira sem noticias, entao tivemos que aumentar a area de buscas e mudar a estrategia. Saímos, eu e os donos, procurando pelos bairros vizinhos, divulgando nos comercios da redondeza, entregando cartões com as informações para caso alguém a encontrasse.  Basicamente, nessa parte do processo, eu fui nas portarias de todos os condomínios ao redor e entreguei para os porteiros, ou moradores, meu cartão com nome e telefone, bem como, mostrava a foto de Lola e pedia que me ligassem caso a vissem ou achassem. Eis que me falaram o seguinte: Você não devia estar entregando seus cartões por ai enquanto procura por ela, você é dog-sitter e isso é uma péssima propaganda para seu negocio, porque vai parecer que foi voce que perdeu o cachorro.

Parei para refletir um pouco sobre o que me foi dito e, de fato, fazia muito sentido. Pensa comigo: De repente, uma pessoa que cuida de cachorros, chega te dizendo que esta ajudando amigos a procurarem um cachorro perdido e te entrega um cartão dela. Voce tem a opção de acreditar nas boas intenções e entender que essa era a maneira mais pratica e rápida de fazer isso (uma vez que o cartão já vem pronto com nome e telefone, ao invés de escrever para cada pessoa o nome e telefone dos donos num pedaço de papel). Ou, você pode pensar que isso tudo é  uma desculpa, porque na verdade ela que perdeu o cachorro e nao quer arruinar o negocio confessando isso. 
...Mesmo assim ela te entrega o cartao com todas as suas informacoes e te diz que esta procurando uma cachorro perdido.

Bem, eu nao posso controlar o que os outros vao pensar, ate confesso que tenderia a acreditar na opcao B tambem, mas eu lembrei de uma frase que circulava muito na minha época de adolescência: Preocupe-se mais com sua consciência do que com sua reputação, pois sua consciência é quem você é e a sua reputação é o que os outros pensam de você. E o que os outros pensam de você, é problema deles!

Logo eu, que costumo me importar com o que os outros pensam ao meu respeito (mesmo pagando de super desapegadona da opiniao alheia), pela primeira vez pratiquei essa frase na minha propria vida, pois, percebi que nao era sobre mim, era sobre ajudar, fazer o que é certo e colher frutos da semente do bem que foi plantada, independentemente de quantas ervas daninhas pudessem tentar destruí-la.

Lola foi encontrada na noite seguinte. 
Os donos ficaram gratos. 
Todo mundo ficou feliz.
E eu, deitei a cabeca na minha consciencia tranquila aquela noite, juntei minhas maos em agradecimento a Ele e dormi o sono dos justos.

Nao sei quantos clientes perdi por causa disso.
Nao sei quantos clientes ganhei por causa disso.
Mas fui agraciada com o final mais feliz que essa historia poderia ter. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Beijar a flor e provar o fel... ou o mel.

InsanTidade.

Parábola do feijão.